sábado, 9 de janeiro de 2021

Mais um aniversário, meu Pai

Em 10 de outubro de 1964 eu nasci. Meu pai só tinha 22 anos, 9 meses e dois dias de idade. Fico imaginando tão novo e já com dois filhos. Meu pai nasceu em plena segunda guerra mundial, uma época difícil com tudo que acontecia e que nós conhecemos muito bem. Como de alguma forma estávamos distante dos grandes conflitos, creio que talvez de nada sirva fazer essa relação. A não ser que eu compare meu pai a alguém. Poderia chamá-lo de Schindler. É por muitas vezes vi, vejo meu pai, desempenhar o papel de quem salva, ajuda ao próximo mais necessitado. Ele não faz lista e o filme não é em preto e branco. Apesar de que as realidades de sua vida, nem sempre foram tão coloridas assim. Comecei a conhecer meu pai muito cedo e mantenho o interesse de continuar conhecendo-o até hoje. Meu pai conta que quando criança, talvez com dois anos, eu segurava seu dedo e perguntava "tu gosta de mim?". Hoje percebo que talvez eu na verdade quisesse dizer o quanto já gostava dele. Meu pai sempre foi de poucas palavras, meio fechado, talvez incompreendido. Mas isso me chamou muito atenção, foi meu despertar dentro de casa para as coisas do meu pai. Sempre o observei bastante, sempre gostei muito do que ele escreve, da sua paixão pelas letras. Alguém um dia na Universidade perguntou "tu és filho de Anastácio?", respondi que sim e, esse mesmo alguém  completou: " Então tu és foda". Aí, eu fiquei um "foda" completo. Pois já me acho o cara e com mais esse adicional... O certo é que meu pai é um homem bom, íntegro, honesto, criterioso. Esse é o pai que Deus me deu. Esse é o pai que eu precisava, preciso ter. Se o meu pai fosse diferente do que sempre foi, nós não teríamos chegado aqui e talvez eu não estaria fazendo o que faço agora. Eu não sonhei nunca com pais diferentes. Meu pai é amado por todos que conheço e sei que o amor dessas pessoas são muito significativos pra ele.
Meu pai, a Deus oro em agradecimento ao seu existir. A Deus agradeço pelo homem que és. A Deus peço que por misericórdia nos alivie as dores, angústias e,  nos conceda dias menos tortuosos. Nós ainda estaremos juntos por muitos anos. Eu preciso do seu amor.  O senhor deve precisar dos nossos. Saiba que eu e meus irmãos temos toda honra em sermos seus filhos. Perdoe nossos tropeços de vez em quando e tenha a certeza de que estamos tentando acertar sempre. Beijo teu coração com toda energia da gratidão e  que o amor possa passar. Te amo

Nenhum comentário:

Postar um comentário