quinta-feira, 18 de maio de 2017

O respeito nas relações

Quando as pessoas entram em um relacionamento, frequentemente o fator mais influente é o amor. É ele que une as pessoas. No entanto, na medida em que o relacionamento se desenvolve, o respeito passa a ganhar um papel cada vez maior e há quem o considere mais importante que o próprio amor. Mas afinal, qual é a importância do respeito nos relacionamentos?

Respeito, o que é isso?
O respeito é frequentemente definido como “um sentimento de admiração por algo ou alguém eliciado pelas habilidades, qualidades ou conquistas”. Mas o que isto quer dizer na prática, nos relacionamentos?

Quando nos relacionamos com alguém, queremos sentir que somos admirados. Queremos sentir que nosso parceiro nos admira e se preocupa com nossa opinião. Este “se preocupar com a opinião” pode vir desde as situações mais simples como perguntar se uma determinada roupa caiu bem, como também nas questões mais sérias, como a melhor forma de estimular ou punir um filho. Mas não é só isso.

Sentir-se respeitado inclui também o sentimento de que o seu companheiro age de forma adequada e não faz você se sentir desconfortável. Por exemplo, exceder-se nas brincadeiras ou mesmo fazer pouco de uma pessoa na frente dos outros pode ser uma grande falta de respeito.

Em suma, ser respeitado implica em sentir-se valorizado e de que suas necessidades e desejos são levados em consideração. E isso não é pouco.

A importância do respeito
Dessa forma, não é difícil entender como o respeito é vital nos relacionamentos. Nos relacionamentos saudáveis, os sentimentos e emoções devem ser mútuos, isso é parte da chamada “sintonia” de um casal. Um busca se sentir amado e o amor implica necessariamente no respeito ao próximo. Em um relacionamento saudável, é impossível sentir-se feliz e realizado com uma pessoa que não reconhece nossos esforços, que não nos admira ou que simplesmente não se interessa em saber quais são nossos anseios.

O respeito também está intimamente ligado com a autoestima. Mesmo que saibamos do nosso próprio valor, nós buscamos, consciente e inconscientemente, esta valorização no nosso grupo de iguais (família, amigos, colegas etc.). E se esta valorização é importante vinda de estranhos, imagine só quando ela vem de alguém por quem nutrimos sentimentos especiais…

Como o respeito murcha nos relacionamentos
Esta é uma pergunta interessante. Por que deixamos de respeitar a pessoa por quem sentíamos tanta admiração no início do relacionamento? A resposta é complicada e depende do caso.

A primeira hipótese é a mais simples: você não conhecia a pessoa tão bem assim e com o tempo foi descobrindo que talvez ela não fosse digna de tanto respeito assim. Outra hipótese é a de que nos acostumamos e acreditamos que já conhecemos nosso companheiro o suficientemente bem para não perguntarmos sua opinião ou de que ele já sabe que nós o respeitamos e que por isso não seja tão importante assim demonstrarmos o respeito (da mesma forma que esquecemos de demonstrar o amor…). Por fim, o respeito também murcha nas crises, quando vemos apenas o lado negativo do nosso parceiro.

Como a falta de respeito pode destruir um relacionamento
A falta de respeito pode ter consequências desastrosas. Primeiramente, ela pode fazer grandes estragos na autoestima da pessoa que está sofrendo com a falta de respeito. Ela se sente menos valorizada, se arriscará menos na vida, se contentará com poucos sucessos ou mesmo nenhum sucesso.

A confiança também cai. Como confiar em alguém que você não respeita? Como confiar em alguém que não te respeita? Se não há confiança, como fica seu senso de segurança, liberdade…? E sem nada disso, como ficará sua comunicação? Como comunicar-se com alguém que não leva em consideração o que você diz ou em quem você não confia?

A falta de respeito, assim como a falta de amor, tem um efeito dominó no relacionamento e aos poucos prejudica várias áreas do relacionamento.

Respeito recupera-se?
Sim, o respeito recupera-se, mas antes de querer voltar a ser respeitado pelo parceiro, é necessário saber se você também respeita a pessoa com quem você está. Estar com alguém a quem não respeitamos, pode ser tão ruim quanto não nos sentirmos respeitados. Se você não respeita a pessoa com quem está, talvez seja melhor buscar o motivo pelo qual isto aconteceu e se vale a pena trabalhar para resgatar o respeito perdido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário