segunda-feira, 19 de abril de 2010

Fluminense: Demissão Irresponsável (José Ilan)

O Fluminense demitiu Cuca.

Ele só soube depois que todo mundo já sabia.

Cuca

Na imprensa, desde a semana passada, muito se falou nisso. Mas Cuca venceu mais um dos inúmeros jogos fora de casa que disputou – em fase importante de mata-mata na Copa do Brasil – e ganhou mais uns dias de emprego.

O Fluminense de Cuca escreveu a página de salvação mais espetacular e milagrosa da história de um campeonato brasileiro. Venceu seis dos últimos sete jogos na competição. E ao empatar o último jogo na casa do Coritiba de forma heróica, arruinou matemáticos, desmentiu analistas (inclusive eu), e deu à torcida tricolor seu mais improvável presente de Natal em 2009: Permanecer na primeira divisão nacional.

Cuca tem retrospecto no Fluminense muito acima da média:
28 vitórias, 12 empates e apenas SEIS derrotas em 46 jogos… Foi finalista da Copa Sul-Americana, e o time raramente jogou mal sob seu comando. Perdeu o Campeonato Carioca, é verdade. Mas vai bem na Copa do Brasil. Tem apoio irrestrito e publicamente declarado do grupo de jogadores e principalmnte de seu principal astro, Fred.

E o que fazem os gênios da administração tricolor?!

Empurrados por inexplicável obsessão por grifes, e ignorando a notória falência de seus cofres, vão atrás do caríssimo Muricy Ramalho que, abra-se parênteses, é ótimo treinador. A dúvida é se vale o quanto pesa. O Flu parece querer comprar uma BMW pra estacionar num casebre alugado.

muricy1

Muricy precisa de duas coisas básicas: Boa estrutura e bom elenco. Foi assim que deu certo no São Paulo por muito tempo. Foi assim que não deu certo – por falta de elenco – no Palmeiras. No Fluminense, a não ser que contratem muita gente, Muricy não vai ter nem uma coisa, nem outra.

Mas vai ter, sim, uma torcida mais do que aflita por conquistas, com expectativa no teto pelo currículo do treinador; e na mesma proporção, impaciente ao extremo se as coisas não correrem como se espera.

Muricy é bom sujeito, mas não procura palavras doces pra dizer verdades. Se confirmar sua vinda, arrisca pensar e dizer coisas desagradáveis antes do que se imagina.

Fluzao

Porque, do velho Fluminense, restam sua majestosa torcida e gloriosa tradição. Mas na prática, em organização e estrutura, virou um clube de esquina.

Parece uma pena. E é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário