quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Meus Pais, Antecipando os parabéns (Republico)


Acabei de ler o Diário de Anne Frank, comovente. Cheguei à conclusão de que ela foi a única pessoa no mundo que conseguiu ser o que sonhara, mas não ficou sabendo disso. Seu sonho era ser escritora. Comparei mesmo sem querer, suas vidas. outros sonhos que Anne tinha, a senhora minha Mãe conseguiu realizar. Ser Mãe, tarefa dificil, foi destemidamente encarada com a fortaleza de uma Anne e a esperança que não cessa de repousar na Senhora. Talvez pela visão privilegiada que Deus lhe deu, saiba que seguiu certinho tudo o que devia e podia fazer pelos seus filhos. Como dizia a Anne: "Os pais só podem nos dar conselhos e direcionamentos. Mas o caráter de cada um cabe a nós formarmos". Mas a Sra é impar, e sabe disso. Nenhum momento em nossas vidas deixou de cumprir com afinco todas as atribuições que pensava e pensa ter como Mãe. Penso comigo e não lembro de momentos extremos. Vejo-a como és, e gosto do que vejo, gosto do que sinto. O Amor não é sentimento tão fácil de conceituar. Acho que ele se funde numa só coisa, mas é complexo. Visto que diferencia em intensidade. A Senhora pode ter seus questionamentos em relação ao meu comportamentos às vezes "destemperados", mas saiba que é pela Senhora que sinto o meu amor mais intenso. A Senhora é fácil. E se é assim que a vejo não é por causa dos meu pseudos destemperos, mas pela sua presença em mim. A Senhora me dá a liberdade de viajar nas minhas melhores imaginações. Credito à sua presença em minha vida como fator determinante pelas coisas boas que habitam em meu ser. Sou grato a Jesus por isto. É certo que formei meu caráter sozinho, mas os pré requisitos me foram dados em casa. Tenho orgulho da Senhora. Hoje é seu aniversário, imagino que em plena segunda guerra mundial, a senhora tenha nascido pra compensar o mundo por grandes perdas que teve. Muito mais aniversários estarei aqui, para dizer-te de todo meu amor.

 









 Hoje é seu aniversário! Nós sabemos o quanto achamos tudo isso chato, não porque ficamos mais velho, mas porque somos anti formalidades e frases repetidas. Temos absoluta certeza de que somos únicos. Também não desconsideramos os parabéns de ninguém que insistem em nos lembrar de que lembram da gente e, nos querem bem. Mas, sinceramente, você é especial para mim e para meus irmãos. É por sua causa que estou aqui. Quando revejo sua trajetória de vida e de quantos obstáculos dificeis teve que superar é que entendo o seu "cansaço" às vezes diante de situações aparentemente simples de encarar. Posso mostrar, apontar, dizer aos outros: Esse Homem foi que me trouxe aqui. Foi a ele que Deus confiou minha vida. Ele é meu Pai. Olha, sou grato a Jesus por você, muito grato mesmo. Gostaria que acreditasse nisso, é tão simples. Não tente encontrar respostas para muitas perguntas que talvez agora sua mente esteja fazendo. Elas não servem pra nada. Saiba que penso que Pai é algo que não se compara. Se alguma coisa insiste em lhe perseguir, martelando sua cabeça, respire, deixe passar... Cuide-se bem, porque isso alegrará ainda mais meu espírito. Se pela sua cabeça passa a sensação de que em relação a nós dois tudo poderia ser melhor, saiba que também isso acontece comigo. É por essas coisas que novamente agradeço a Deus que nos permite consertar falhas antigas e recomeçarmos a cada dia aquilo que ele planejou pra gente. Meu Pai é letrado, mas não fico nem um pouco constrangido em colocar aqui meu pobre Português ruim. Então, Papai, receba de mim um abraço apertado, sabendo que te amo de todo meu coração.

Um comentário:

  1. Olá Henrique! fiquei comovida com a sua declaração de amor por sua mãe.A minha tb foi muito especial.Abraços.Lena.

    ResponderExcluir