segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Espelho, espelho meu...

Aqui não caberá generalizações. Alguns se salvam. Mas quero fazer alguns comentários sobre o Estado do Maranhão. Posso ficar bem a vontade, pois sou maranhense. Daqui provavelmente não sairei, pois pago meus pecados mais rapidamente e minha ida para o céu será mais breve. Você certamente já ouviu falar nisso daqui. Belas praias, clima tropical quente, cozinha de primeira, folclore, arquitetura histórica e um bom português. Deus foi muito generoso dando-nos um território imenso, com terra boa muita água e nada de seca. Vamos agora à página 2 (dois). As praias são imundas, a cozinha é cara e suja, o folclore é esquematizado pelos governantes (muito dinheiro, caixa dois), a arquitetura é menosprezada como um fusca velho que deixa-se cair e depois se levanta uma fortuna para aparentemente recuperá-lo. Em suma: é fachada. E o que sobra mesmo é falta de educação e preguiça. A indolência atinge a todos, desde os jovens até os mais velhos. É a terra onde vocês aí de fora devem querer distância. Se for você pra acompanhar seu time de futebol que por um milagre vier jogar aqui, podem vim sem medo, temos preguiça de torcer, somos pacatos. Se for pra morar, não pense nem uma vez. Fique onde estar, qualquer coisa é melhor do que isto. Aqui os valentões de araque estão às soltas perambulando pelos sinais vermelhos que desrespeitam sempre. Prostituição? e como! em todos os setores, em todas as idades. O Maranhense em sua grande maioria não é confiável. Se você quiser nos visitar arrisque-se, mas o melhor é vim só até o Piauí. Agora, sinto que você deve está ansioso para que eu fale da Política nossa. Mas lamento decepcioná-lo. Deu preguiça. Pergunto: Espelho, espelho meu, existe um Estado mais canalha que o meu?

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Cuidado

11 expressões usadas pelas mulheres... e seus significados

1 - "Certo": Esta é a palavra que as mulheres usam para encerrar uma discussão quando elas estão certas e você precisa se calar.
2 - "5 minutos": Se ela está se arrumando significa meia hora. "5 minutos" só são cinco minutos se esse for o prazo que ela te deu para ver o futebol antes de ajudar nas tarefas domésticas.
3 - "Nada": Esta é a calmaria antes da tempestade. Significa que ALGO está acontecendo e que você deve ficar atento. Discussões que começam em "Nada" normalmente terminam em "Certo".
4 - "Você que sabe": É um desafio, não uma permissão. Ela está te desafiando, e nessa hora você tem que saber o que ela quer... e não diga que também não sabe!
5 - Suspiro ALTO: Não é realmente uma palavra, é uma declaração não-verbal que frequentemente confunde os homens. Um suspiro alto significa que ela pensa que você é um idiota e que ela está imaginando porque ela está perdendo tempo parada ali discutindo com você sobre "Nada".
6 - "Tudo bem": Uma das mais perigosas expressões ditas por uma mulher. "Tudo bem" significa que ela quer pensar muito bem antes de decidir como e quando você vai pagar por sua mancada.
7 - "Obrigada": Uma mulher está agradecendo, não questione, nem desmaie. Apenas diga "por nada". (Uma colocação pessoal: é verdade, a menos que ela diga "MUITO obrigada" - isso é PURO SARCASMO e ela não está agradecendo por coisa nenhuma. Nesse caso, NÂO diga "por nada". Isso apenas provocará o "Esquece").

8 - "Esquece": É uma mulher dizendo "FODA-SE!!”.
9 - "Deixa pra lá, EU resolvo": Outra expressão perigosa, significando que uma mulher disse várias vezes para um homem fazer algo, mas agora está fazendo ela mesma. Isso resultará no homem perguntando "o que aconteceu?". Para a resposta da mulher, consulte o item 3.
10 - "Precisamos conversar!": Ferrou!, você está a 30 segundos de levar um pé na bunda.
11 - "Sabe, eu estive pensando...": Esta expressão até parece inofensiva, mas usualmente precede os Quatro Cavaleiros do Apocalipse...

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Entrevista - José de Ribamar R Brandão


José de Ribamar Ribeiro Brandão, ao lançar seu primeiro livro "JOSÉ", abre as portas para quem quiser conhecê-lo ainda mais. talvez sua maneira introspectiva tenha ao longo de sua vida confundido àqueles que pouco o conhecem. Alegre, triste, carrancudo, disciplinado, esportista, amigo leal. Um homem de sucesso sem dúvidas. Depois de várias tentativas, José Brandão, decidiu conceder-me esta entrevista.

P&P - O Senhor em vários momentos se mostra um obstinado naquilo que quer. Estou certo?

Brandão - No livro "JOSÉ" falo sobre esta questão. Na verdade reconheço que sempre entrei de corpo e alma nas coisas que são importantes para mim e para minha família. Hoje, com a idade da razão chegando, estou consciente de que a derrota também faz parte do jõgo. O importante é que tudo aconteça normalmente, sem machucar ninguém.

P&P - O Banco do Brasil, a família e o esporte são citados em seu livro como sua grandes paixões. Isso lhe define como uma pessoa extremamente emocional?

Brandão - Em muitas ocasiões coloquei a emoção bem acima da razão. Era mais jovem e muito imediatista. De um modo geral gosto de tudo que toca profundamente o meu coração. O Banco do Brasil entro na minha vida por um acaso e se tornou permanente; o esporte de um modo geral, principalmente o futebol, jogando ou torcendo é pura emoção; quanto a minha família, a razão e a emoção tornam-se uma coisa só.

P&P - Falando no Banco do Brasil , o Sr. acredita que hoje ele vive o melhor momento de sua história?

Brandão - Em termos de lucratividade, sim. No entanto, sinto falta do Banco quando do início da minha carreira funcional. Ele, realmente, fomentava o desenvolvimento do nosso País. Hoje, segundo leio nos jornais de alguns Estados, a política partidária está dando as cartas no que diz respeito ao preenchimento dos cargos mais importantes da Instituição, o que é uma pena. Os funcionários são pessimamente remunerados e a comunicação é pre. Algo precisa ser revisto.

P&P - Em sua vida, algum sonho ficou pra trás? (Sem contar o desejo de tornar-se Médico)

Brandão - O meu mundo sempre foi muito pequeno e, desse modo, praticamente todos os meus sonhos foram realizados, Talvez se pudéssemos dar uma marcha-ré no tempo, certamente procuraria fazer mais amigos e aprnderia a sorrir com mais frequência.

P&P - O Sr. tem cinco netos, quatro meninos e uma menina. Que papel eles tem em sua vida?

Brandão - O que sinto com relação a meus netos é universal, todos os vovôs do mundo sabem disso. Com a chegada deles pensamos nomuito que deixamos de fazer por nossos filhos. Desse modo, em decorrência de sua grandeza, não posso dimensionar o que sinto e o que representam para mim. No filme da minha vida, certamente, eles são as figuras principais. Minhas filhas dizem que eu deseduco os netinhos.

P&P - A Política foi uma decepção ou uma decisão errada?

Brandão - Quando eu saí candidato a Deputado estadual, em 1994, confesso que estava por fora do que acontecia nos bastidores. A luta é desigual e os novatos ficam sem espaço para conseguir algum sucesso. O povo, principalmente a classe mais carente, está sendo muito imediatista e não querem saber dos projetos que alguns interessados Têm em mente. Ao invés de lutarempor educação, saúde, transporte e emprego, estão mais interessados em coisas fúteis. Sentia que a culpa não era deles e sim de alguns candidatos i9nescrupulosos que querem ganhar o jôgo de qualquer maneira. Urge providências

P&P - Quais seus planos para 2010?

Brandão - Depois do falecimento da minha esposa Lourdinha, tudo está muito esquisito. Os planos e sonhos desapareceram. estou vazio.

P&P - Como o Sr. avalia o governo Lula?

Brandão - Muito embora reconhecendo que o presidente Lula é uma pessoa de bom coração e extremamente inteligente, desaprovo, em parte, o seu governo. O dinheiro fácil deixa as pessoas à mercê de pensamentos negativos. O Programa Bolsa Família, em que pese resolver, em parte, os problemas que afligem os menos favorecidos, deixa-os numa situação passiva. Tenho informações de que milhares de pessoas, com a finalidade de permanecerem no programa, não permitem que os seus empregadores assinem sua carteira de Trabalho, prejudicando-os assustadoramente. algo precisa ser revisto. Ponto positivo para a sua Política Econômica.

P&P - Em sua visão, daria para descrever o que aconteceu no Governo Jackson Lago?

Brandão - O Dr. Jackson lago, como ser humano, é nota 10. Num passado não muito distante, quando ainda estava na ativa no Banco do Brasil, cheguei a fazer parte de seu círculo de amizades. Na ocasião eu acreditava que seu futuro político era bastante promissor. por diversas vezes, quando esteve administrando a nossa cidade (São Luís), ele não teve o cuidado especial quanto à escolha dos seus pares. Em decorrência disso, o seu meio de campo foi embolado e causou-lhe sérios prejuízos políticos. no futuro, espero que ele tenha mais cuidado, pois ele está perdendo o bonde da história.

P&P - (Pra descontrair) - Podemos observar que os torcedores de futebol de hoje em dia, não têm a mesma paixão de outrora. isso se deve as constantes vendas de jogadores, ao fato da péssima administração da CBF, onde nossa Seleção só faz amistosos na Europa. Com o Sr ver essa questão?

Brandão - Quando numa das minha viagens para o Rio de Janeiro, nos anos 1950, o Brasil em termos de futebol estava no seu melhor momento. craques como Garrincha, Nilton santos, Vavá, Zagalo, Amarildo, Beline, orlando e tantos outros monstros desse esporte passeavam naquela cidade como simples mortais. Eram acessíveis aos torcedores. Hoje, só tomamos conhecimento dos craques da nossa seleção por ocasião das eliminatórias para a Copa do Mundo. Os dólares falam mais alto. Acredito qua a nossa seleção deveria ser composta por jogadores que estão atuando em nosso Brasil. Os milionários estrangeiros não entram em bola dividida, causando, dessa forma, um certo desconforto entre os torcedores. É por isso que, cada vez mais, sou vidrado no Vascão.

P&P- Gostaríamos de agradecer sua entrevista e, desejamos muitas realizações

domingo, 8 de novembro de 2009

Meu Filho

Puro amor de minha alma
Estrela linda e brilhante
De rostinho fascinante
Razão desse meu viver
Orgulho, carinho...bem querer.

Es toda a felicidade
Na minha vida meu filho
Razão de todo amor
Iluminando meus dias
Que Deus te abençoe pra sempre
Um anjo em forma de gente
Eu te amarei para sempre.

Suave riso inocente
Infinita admiração
Luz divina e reluzente
Voce meu filho querido
Amor... pulsar do meu coração