segunda-feira, 30 de março de 2009

Domingos frustados (WESLEY CAMPOS)

Poderíamos nem comentar mais futebol, pois há tempos que brasileiros perdemos a empolgação em assistir a seleção brasileira jogar. Lembro que quando era criança o país parava pra assistir os jogos do Brasil e sabíamos que iríamos ganhar. Nem pensar em ter como desculpa que os outros times evoluíram, ate porque o que se vê hoje é um cenário de esquemas burocráticos, abaixo da mediocridade , onde o pragmatismo de ganhar, até de meio a zero se impõe, bem exemplificado pelo comando técnico do nosso selecionado, que foi sinônimo pejorativo, no seu tempo de jogador, de uma era pobre do nosso futebol que deveria ser banida da história. Acredito que se não fosse por Romário, esse que se diz técnico, sem nenhuma experiência anterior, colocado nesta condição por um bando de cartolas, herdeiros da capitania CBF, nem campeão do mundo seria e estaria fadado ao ostracismo.

O que nos deixa mais incomodado, é que existe contribuição efetiva dos brasileiros na manutenção deste time; gostaria ate de estar enganado. Ou será que o patrocinador das camisas é quem manda? E se manda, será que o projeto é a destruição do futebol brasileiro?

Onde está a coragem jornalística, tão presente em outros assuntos nacionais? Será que só nós torcedores ficamos indignados, frustrados em nosso domingo, pra ver uma seleção recuada, e ao mesmo tempo sem poder de marcação, exposta a um toque de bola de outra seleção chifrin.

Irrita mais ainda, os jogadores, num pacto corporativo, dizendo que foi um bom resultado, pois empatar com o Equador em sua casa foi uma grande façanha.

É preciso exigir a saída do Dunga, antes que amanha , os jornalistas rememorem estes dias e digam após perdermos mais uma copa, que já haviam indícios há tempos de um fracasso .

Wesley Campos. São Luis. Ma

sábado, 28 de março de 2009

Oração de Santo Agostinho

A morte não é nada.
Apenas passei ao outro mundo.
Eu sou eu.
Tu és tu.
O que fomos um para o outro ainda o somos.
Dá-me o nome que sempre me deste.
Fala-me como sempre me falaste.
Não mudes o tom a um triste ou solene.
Continua rindo com aquilo que nos fazia rir juntos.
Reza, sorri, pensa em mim, reza comigo.
Que o meu nome se pronuncie em casa
como sempre se pronunciou.
Sem nenhuma ênfase, sem rosto de sombra.
A vida continua significando o que significou,
continua sendo o que era.
O cordão da união não se quebrou.
Por que eu estaria fora de teus pensamentos,
apenas porque estou fora de tua vista?
Não estou longe,
somente estou do outro lado do caminho.
Já verás, tudo está bem...
Redescobrirás meu coração.
E nele redescobrirás a ternura mais pura.
Seca tuas lágrimas e,
se me amas,
não chores mais.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Tiago, amor meu...


25 de março de 1988, sexta feira. São 16.45h, depois de um dia estressante dentro de uma agência do Banco do Brasil em Pedreiras, finalmente aparece aquele ônibus marrom, meu Lexotan de todas as sextas. Venho para São Luís para ver as pessoas que amo. Todas aquelas sextas feiras eram sempre assim, parecia que aquelas três horas não passavam, mas meu pensamento chegava antes e eu podia me ver diante das pessoas que me aguardavam. Mas naquele dia 25 foi diferente. Meu irmão e minha cunhada foram me apanhar na Rodoviária. Você tinha nascido. A notícia foi mais ou menos assim: " Teu filho nasceu", eu perguntava: E o que é?, meu irmão só dizia: "É". Com a melhor das intenções me torturava de ansiedade, até confirmar é um menino, chorei. Meu irmão se prontificou a emprestar-me aquele fusquinha azul, eu aceitei. Rumei via ponte nova para o hospital Português. No Jaracati o fusquinha, filho da mãe, pregou. Eu ali sem saber o que fazer, fumava desesperadamente, então surge um amigo Kennedy, que rapidamente arrumou o coração do Fusca. Corri para o Hospital, corri pra te ver, filho meu. Fiquei atônito a te contemplar. Vi que ja vieste com nome. Tiago irmão de Jesus. Hoje meu filho és tudo para mim, juntamente com seu irmãozinho. É em vocês que penso nas horas alegres, nas horas tristes e em todas as horas. És um artista. Ser artista não é fácil. És simples, humilde, talentoso e seguidor dos ensimentos de Deus. Amo-te por demais, torço por você. Só lamento ser como todos os outros pais, para os quais os filhos não crescem. Sei que não precisas de minhas asas, mas não me proíba de tê-las. Deixe que eu regue a ilusão de que você é meu. Isso é comum nos Paitológicos. Quero que não se canse nunca de correr atrás de seus sonhos, que nunca se canse de ninguém, e que dedique muito amor ao seu irmão querido e a sua mãe, pois eles te amam muito. Um beijo, amor meu. Deus te abençoe... hacs

sexta-feira, 20 de março de 2009

Daniel


Parece que tudo está acontecendo agora. É 19 de março de 1992, uma linda manhã, uma ansiedade saudável e eu corro pra te ver pela primeira vez. Não sei dizer o que senti ao ver aqueles olhos tão expressivos como querendo dizer-me "Papai, cheguei". E você veio, filho meu para dar mais sentido a minha vida, para mostrar-me como Deus me ama. Que orgulho ser seu pai. Amo-te como só você pode perceber. Engasgo quando pronuncio teu nome, quando sonho acordado te vendo nos filmes que crio pra nós dois. És amado por todos. Te sinto um anjo que ilumina minhas horas dificeis. Te sinto aqui bem dentro do meu ser. Filho meu, lamento não ter palavras bonitas e nem muitos ensinamentos pra te passar, mas Deus com extrema sabedoria não me exigiu tanto e só pede o meu amor. É tudo o que eu tenho pra te dar. Teu aniversário são todos os dias, mas 19 de março dos Gênios da Humanidade. Você é um deles. Um beijo, Teu Pai. hacs