segunda-feira, 28 de maio de 2007

Insegurança


Esse tema me foi dado por uma amiga. Puxa, mal sabe ela que passou a mim uma tarefa por demais dificil; tudo por que ao falar da "insegurança" corro dois riscos: Ou falo de mim mesmo ou adoto uma linguagem mais rebuscada e um tanto técnica, o que é um tanto chato. Sendo assim prefiro me deixar levar pelo que me vem à cabeça agora sem me trair pra não correr um terceiro risco: não saber falar do que não aprendí a viver. Acredito que a insegurança e o medo são parentes, onde os medos crescem, também crescem as inseguranças, suas relações são bem próximas, um não existe sem o outro. Em uma letra do Gil numa canção chamada "Sandra" ele diz: "Eu sou tão inseguro por que o muro é muito alto", penso que nossos muros crescem também na proporção em que crescem nossos medos, nossas inseguranças. Portanto, não são os muros altos de nossas vidas que nos tornam inseguros, mas as nossas inseguranças e medos é que servem de um alicerce cruelmente forte para torná-los cada vez mais altos, e nos deixa uma sensação quase que imbatível de que a qualquer momento poderemos cair, nos machucar...Então seguimos vivendo ou não, sempre acompanhados por esses sentimentos que sem serem convidados invadem nossas vidas sem nos dá trégua ou opções para que possamos fazer nossas próprias escolhas, vivendo bem mais próximos dos nossos sonhos e bem mais distantes dos receios indesejáveis. trabalhemos então, numa busca incessante pra acharmos em nós o que a insegurança teima em não nos mostrar. Por que do contrário seremos mais alguns a repetirmos: O meu segurança da minha terrível insegurança, dorme em caixinha, tem validade e não fala comigo....

Quando Deus me estende as mãos


Quando as dores pesam em meu penar, os tropeços me fazem chorar, eu não te vejo, não me entrego ao teu olhar. Mas, mais tarde a tristeza e a dor, insurportáveis me levam a buscar o teu amor. E é nele que encontro explicação para tudo o que penso ser um não. Senhor, quando me estendes a mão, sei que sou amado no teu coração. Senhor quando eu fraquejar não te importes logo vou olhar, tua luz, meu Jesus, ilumina minha vida. E essa lida de penar, nada é para quem em ti tem fé. Mil perdões eu te peço, mil razões ofereces para que eu viva em ti, alivia minha dor, eu não sou um sofredor, porém sem ti eu nada sou. Que eu suporte os obstáculos e aumente a minha crença. Se sou forte, mais serei com tua presença.

Minha conta no azul

Hoje pela manhã, resolví tirar um extrato das contas do meu coração pois sentia que algo estava diferente em mim; pois bem qual não foi minha surpresa ao constatar que me foi efetuado um crédito imenso de Amor, Fé e Esperança. Ora, não tardei em me decidir a ir as compras. Entrei numa loja onde a decoração eram estrelas e anjos por todas as partes, fui atendido por uma moça bela que ao me receber beijou-me o rosto e sorriu como dizendo-me: Amo você, retribuí na certeza de que ela entendeu também do meu amor. Passei a pedir-lhe tudo o que a minha ansiedade buscava, e ela prontamente me atendia: Amor, compaixão, paz, luz, compreensão. Coloquei tudo no meu coração e voltei pra casa. Novamente ao chegar em casa, consultei meu saldo e lá estava uma observação: Senhor Henrique, não te esqueças que quanto mais gastares, mais te será acrescentado, porém tenhas pressa, pois há muitos que estão com as contas no vermelho, mas antes de qualquer coisa, gaste um tanto com você mesmo, para que mais forte sendo, mais forte faça teu irmão ser.

A Felicidade existe?

Alguém, talvez achando que eu seja capaz de responder à indagação de que "A Felicidade Existe?", colocou-me numa situação complexa, relativa, que exige talvez muitos referenciais para que eu possa respondê-la. Aliás, ultimamente tenho falado de coisas, situações, sentimentos e emoções que apesar do esforço, dada às suas complexibilidades, fica muito dificil fugir de nós mesmos para se falar dentro de uma situação e/ou visão generalizada. Tendo esse posicionamento até que me arrisco a palpitar quando falo num contexto geral, e terei minhas certezas, quando for pra falar de mim. Portanto, antecipadamente perdoem-me aqueles que discordarem do que penso. A Felicidade de uma forma geral é nossa eterna busca, e nós não sabemos encontrá-la por que na verdade não sabemos definí-la. Se formamos o conceito correto do que seria ser feliz estaríamos mais próximo de conhecê-la. Não há prova maior da existência da felicidade do que a própria indagação... A nossa sede de encontrá-la é que na maioria das vezes a distancía de nós. Seremos felizes sim, mas não na ânsia incessante de encontrar essa felicidade na esquina, na TV, na cama etc; pois pra sermos felizes temos que ser mansos, serenos, lúcidos, capazes de perdoarmos e principalmente amarmos a nós mesmos. Será quando desenvolvermos esses pré requisitos que teremos encontrado a felicidade. Então, penso que encontramos a felicidade assim que paramos de procurá-la. Assim que trocamos o tempo da procura pela arte e grandeza de colocarmos em prática tudo de bom que nos foi dado por aquele que anseia também em nos ver como sonhamos: FELIZES. Não temamos, nascemos para vivermos em abundância, e nesta vida temos todas as ferramentas para construirmos um hoje melhor, um amanhã feliz...Não percamos tempo procurando a felicidade, ela não estar onde imaginamos, ela reside onde nem pensamos em procurá-la. A Felicidade está dentro de cada um de nós...

O que posso fazer com meu futuro?

Somos obcecados com o futuro. Isso não é de surpreender, uma vez que nosso modelo do fazer nos orienta para a realização de objetivos e, de acordo com ele, nada é suficiente. tal como a culpa, que nos faz viver no passado, a ansiedade nos faz viver no futuro. Parece mais fácil imaginar a pessoa que seremos do que a pessoa que somos. É fantasioso pensar que se pode controlar tudo o que acontece na vida. Relaxe. Não queremos saber do futuro quando desfrutamos o presente e nos sentimos seguros. Ora, podemos aprender a relaxar, considerar nossas opções, entrar em contato com nossas emoções, aceitar a nós mesmos, fazer escolhas, viver, agir como heróis. Lembre-se: o tempo é insubstituível. Viva bem o momento, tente permanecer aqui e agora e você não conhecerá a ansiedade nem o arrependimento.

Por que tenho tanto medo?

Quase todos os medos se relacionam ao medo primordial de negação da vida, ou medo da morte, que é o resultado do abandono. Morte, medo, abandono e rejeição são manifestações de vulnerabilidade ou descontrole. temos medo do que não podemos controlar. O medo é quase sempre sinônimo de insegurança. O medo é semelhante à dor - faz parte da vida. O medo do medo, no entanto , pode resultar na negação da vida, ou seja, uma vida sem riscos, sem descobertas, sem desafios nem crescimento espiritual. Assim, o medo de sentir medo pode produzir exatamente os resultados que tentávamos evitar. A coragem não pode ser definida como falta de medo. Ao invés disso, ter coragem significa agir apesar do medo. Se sentirmos medo e mesmo assim agirmos, seremos heróis. Paradoxalmente, quanto mais agirmos apesar do medo, menos medo sentiremos. E quanto menos agirmos por causa do medo, mais poder ele terá sobre nós.

domingo, 27 de maio de 2007

Saudade


Ai que saudade do meu tempo de criança tão distante, onde eu não tinha lembrança, onde saudade não havia. Ai que saudade da goiabada, mas do tempo de criança, aquela que não dá gosto comprar. Ai que saudade dos doces de minha Mãe, que eu sentado em um banco assistia ela cozinhar. Saudade da juventude de meus pais, onde existia esperança de um dia se entenderem e a coisa se ajeitar. Saudade dos versos "ricos" de meu Pai, que eu na minha infância sonhava um dia copiar. Saudade da saudade que um dia em moça idade minha Mãe esperançosa ousou sonhar. Saudade de um gol comemorado nos meus pés vermelhos pirraçados, e meu irmão me abraçar. Saudade da felicidade que nos ressoava pela falta da infelicidade que não sabíamos conceituar. Agora em minha idade, vou sonhar felicidade, vou semear toda bondade que eu possa plantar. Pra que eu possa nascer novamente e viver tão somente, pra não sentir saudade e chorar.

O Amor

O amor é a verdadeira sublimação da matéria; nos seus domínios, estética, riqueza e poder, simplesmente não existem. Dentre as dezenas, centenas de pessoas que conhecemos, quantas sabem o que é o verdadeiro amor? A estes poucos privilegiados que receberam a dádiva de permanentemente "consumir esta droga", minha admiração e, por que não dizer, a minha (boa) inveja. Portanto, quando em nosso aniversário fecharmos os olhos, fizermos nosso desejo e apagarmos as velinhas, ou quando no natal ao velhinho pedirmos o nosso presente, não nos esqueçamos, peçamos o presente maior que um ser humano pode desta vida esperar: o amor verdadeiro. Este, acredito, deve ser o sentido maior de uma palavra que tanto buscamos na nossa passagem por esta vida: felicidade. Como na última cena de "Campo dos Sonhos", ao olhar sua família sentada na varanda de casa, Kevin Costner se pergunta; então, será que não é este o significado de paraíso?

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Minhas gotas não fazem barulho

Religião, amor, amores, trabalho, diversão etc... Não seria sábio afirmar que em nossas vidas deveríamos ter sempre em mente que o passo mais importante antes de qualquer passo é a eleição do "Ponto Referencial"?. Pois assim eu penso. Longe de mim tentar eleger-me um Sábio, até porque talvez não tenha eu sabido na vida eleger cem por cento meus referenciais. É como uma certa canção, sucesso nã década de 70, que dizia: "Mas o que mais me dói, mas o que mais me dói, você escolheu errado seu Super Herói...". Parece que essa coisa de olharmos nos outros muito de nós mesmos é um tanto perigoso. acabamos por termos dificuldades em lidarmos com as diferênças, daí a dificuldade do Perdão. Estamos a todo instante julgando, interpretando as atitudes alheias e, normalmente quando a partir daí, nós nos achamos a referência do que seria correto é um Deus nos acuda, um turbilhão infalível na "arte" de destruir o que talvez nem fosse tão feio assim. Eu por certo confesso que não tenho a mínima referência positiva que me faça entender aquele cara que buzina quando mal o sinal abre, a indiferênça de alguém, a desonesti-
dade, a falta de sensibilidade das pessoas, a falta de compaixão, a prepotência,a traição e essas esculhambações todas por aí; que de tão excessivas chegam a nos fazer pensar que nós somos a pior das referências e que por certo estão certos aqueles que propagam que tudo isso hoje é normal.

domingo, 20 de maio de 2007

Sensibilidade sem sexo

Nossa criação Ocidental é terrível, e talvez contribua para as absurdas estatísticas em todos os campos de nossa sociedade. Desde cedo aprendemos e acreditamos que as mulheres são muito mais sensíveis, que homem que é homem não chora, que as doenças Psiquiátricas atingem em maior número o sexo femenino, que as mulheres são mais fiéis, fazem amor, enquanto os homens fazem sexo. A credibilidade em cima desses conceitos é tão grande que passamos a tê-los como verdadeiros sem nenhuma sombra de dúvidas. É o placebo da mentira forçada, onde as consequências forma pessoas que se envergonham de serem elas mesmas por não terem coragem de assumirem o que são na verdade. Agora, sei o que é liberdade, mas pra não ir de encontro aos intelectuais de gravatas assumo um lado que não tenho, para que me aceitem como sou; assim sou mais livre, enganando quase todos, e sendo fiel a mim mesmo. Choro, por que sou frágil, por que não vejo razões para esconder minhas lágrimas quando elas querem molhar meu rosto; peço socorro ao menor sinal de perigo, grito, bato, esperneio, lamento, pulo, danço, rebolo, não mato a criança que existe em mim. E nas horas das dores mais fortes de minha alma, quando deito em qualquer chão, procuro ficar de uma maneira quase fetal que é a melhor posição; e quando consigo levantar, a vontade que me dá é de ligar pra minha mãe a fim de que me empreste o colo pra eu poder chorar em paz. Mas sei que não pega nada bem, ela me criou muito bem pensando que eu nunca fosse chorar; então como num contrasenso, dela escondo minha dor, presenteio-a com cara de uma falsa alegria, onde ela nunca nem um dia desconfia que errou, e que um homem quase independente, de uma fala tão eloquente nunca chora, nunca chorou; pois valeu os ensinamentos que ela lhe deu no dia em que ele apanhou...

sábado, 12 de maio de 2007

Terra TV


Valeu! Agora temos um "Santo". E você o que acha disso, o que significa Santidade para você? Agora a luta estará entre aqueles "nada santos" na disputa pelo "Devoto número 1" do Bendito São Galvão. E aja pedidos. Ufa! Veja o vídeo.

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Não jogue fora seus Diamantes.


Certa vez, um homem caminhava pela praia numa noite de lua a cheia. Pensava desta forma: se tivesse um carro novo, seria feliz; Se tivesse uma casa grande, seria feliz; Se tivesse um excelente trabalho, seria feliz; Se tivesse uma parceira perfeita, seria feliz, Quando tropeçou com uma sacolinha cheia de pedras. Ele começou a jogar as pedrinhas uma a uma no mar cada vez que dizia: Seria feliz se tivesse... Assim o fez até que somente ficou com uma pedrinha na sacolinha, que decidiu guardá- la. Ao chegar em casa percebeu que aquela pedrinha tratava-se de um diamante muito valioso. Você imagina quantos diamantes ele jogou ao mar sem parar para pensar? Assim são as pessoas... jogam fora seus preciosos tesouros por estarem esperando o que acreditam ser perfeito ou sonhando e desejando o que não têm, sem dar valor ao que têm perto delas. Se olhassem ao redor, parando para observar, perceberiam quão afortunadas são. Muito perto de si está sua felicidade. Cada pedrinha deve ser observada... pode ser um diamante valioso. Cada um de nossos dias pode ser considerado um diamante precioso, valioso e insubstituível. Depende de cada um aproveitá-lo ou lançá-lo ao mar do esquecimento para nunca mais recuperá-lo. Você como anda jogando suas pedrinhas? (que podem ser namorados, amigos, trabalho e até mesmos seus sonhos). A morte não é a maior perda da vida. A maior perda da vida é o que morre dentro de nós enquanto vivemos.

Terra TV


Terra TV Clodovil 2 e nada mais.

Terra TV


Terra TV Realmente eu não sei o que penso do Clodovil Hernandes. Na verdade nem sei o que ele é e/ou quer ser, vejamos: Estilista, Apresentador de Tv, Deputado, Autêntico ? Sei lá. Talvez ele até nos faça darmos boas gargalhadas, as vezes falando por nós o que gostaríamos de falar ou as vezes falando demais o que gostamos de calar. Numa coisa estou certo, ele exagera pra cacete...

rs

Terra TV


Terra TV Pare, pense e decida: Com que você fica mais indignado?

Jesus em nossas vidas...


Por força das circuntâncias e talvez quem sabe por meus próprios erros para um aprendizado verdadeiro. vejo-me cerceado de alguns prazeres que um dia tive. O que me acalenta é que enquanto os tive, vivi intensamente, não por achar que um dia não seria mais assim; mas por amor mesmo. E em Jesus encontro afago para minha alma e paz para o meu espírito. Não questiono, parece que já entendo que todas as coisas estão no seu devido lugar como não daria prá ser diferente diante da forma como agir. Mas também sei que serão diferentes, decorrentes da forma como ajo. Busco Jesus e o encontro aqui, ali, acolá. Tenho uma visão ampla e serena sobre os caminhos que me aponta através do dia a dia na presença de tantas coisas que me acontecem. Apesar de não ser tarefa fácil, tento decifrar as mensagens que me chegam, sejam através de um bom dia, um pedido, um favor, um sim, uns não, uma dor, um alívio, uma esperança, uma alegria, uma tristeza....Esse é Jesus em nossas vidas. Vida que um dia pretendo prosseguir vivendo ao lado dos anjos de Nosso Senhor. Quase nada peço, pois de certo que ele sabe do que preciso. É certo que ainda sinto um vazio a pertubar-me a alma, o corpo; mas também sei, penso que isso é necessário até que eu aprenda que o mal que o vazio me faz, exige de mim mais dedicação para expurgá-lo de minha vida e tornar assim meus dias mais felizes, com mais do que um por do sol, com mais de uma lua, com mais de mil estrelas. Com isso serei um Homem melhor, um homem tratável, um homem enfim. Jesus em nossas vidas é aquele garoto do sinal, é aquele doente no hospital, é um menino correndo pelos campos, sou eu cantando com o coração, somos todos nós que reconhecemos nele nosso caminho, NOSSA PAZ.